domingo, 12 de fevereiro de 2012

"Todo Mundo e Ninguém"





Ninguém                 Tu estás a fim de quê?
Todo Mundo           A fim de coisas buscar
                                que não consigo topar.
                                Mas não desisto, porque
                                o cara tem que teimar.
Ninguém                 Me diz teu nome primeiro.
Todo mundo           Eu me chamo Todo Mundo
                               e passo o dia e o ano inteiro
                               correndo atrás de dinheiro,
                               seja limpo ou seja imundo.
Belzebu                  Vale a pena dar ciência e anotar isto bem,
                                por ser fato verdadeiro:
                               que Ninguém tem consciência,
                                e Todo Mundo, dinheiro.
Ninguém                 E que mais procuras, hem?
Todo Mundo           Procuro poder e glória.
Ninguém                 Eu cá não vou nessa história
                                Só quero virtude... Amém.
Belzebu                   Mas o papai não se ilude
                                 e traça: O Livro Segundo.
                                Busca o poder Todo Mundo
                                e Ninguém busca virtude.
Ninguém                Que desejas mais, sabido?
Todo Mundo          Minha ação elogiada
                                em todo e qualquer sentido.
Ninguém                 Prefiro ser repreendido
                                quando der uma mancada.
Belzebu                   Aqui deixo por escrito
                                o que querem, lado a lado.
                                Todo Mundo ser louvado
                                e Ninguém levar um pito.
Ninguém                 E que mais, amigo meu?
Todo Mundo          Mais a vida. A vida, olé!
Ninguém                 A vida? Não sei o que é.
                                A morte, conheço eu.
Belzebu                  Esta agora é muito forte
                               e guardo para ser lida:
                               Todo mundo busca a vida
                               e Ninguém conhece a morte.
Todo Mundo         Também quero o Paraíso,
                               mas sem ter que me chatear.
Ninguém                E eu, suando pra pagar
                               minhas faltas de juízo!
Belzebu                 Para que sirva de aviso,
                              mais uma transa que escreve:
                              Todo mundo quer Paraíso
                              e Ninguém paga o que deve.
Todo Mundo        Eu sou Vidrado em tapear
                              e mentir nasceu comigo.
Ninguém               A verdade eu sempre digo
                              sem nunca chantagear.
Belzebu                Boto anúncio na cidade,
                             deste troço curioso:
                             Todo Mundo é mentiroso
                             e Ninguém diz a verdade.
Ninguém              Que mais, bicho?
Todo Mundo        Bajular.
Ninguém              Eu cá não jogo confete.
Belzebu                Três mais quatro igual a sete.
                             O programa sai do ar.
                              Lero lero lero lero,
                              curro paco paco paco.
                             Todo mundo é puxa saco
                             e Ninguém quer ser sincero!


Andrade, Carlos Drummond .  trecho de Auto da Lusitânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?